quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

ELEMENTAIS DAS ÁGUAS...


Ondinas - Vivem nos riachos, nas fontes, no orvalho das folhas sobre as águas e nos musgos. São reconhecidos por terem o poder de retirar das águas a energia suficiente p/ a sua luminosidade, o que permite ao homem, por muitas vezes, percebê-los em forma de um leve "facho de luz".

Sereias - São elementais conhecidos como metade mulher e metade peixe, delicados e sutis, com o poder de encantar e hipnotizar o homem com seu canto.

Ninfas - São elementais que se assemelham às ondinas, porém um pouco menores e de água doce. Apresentam-se geralmente com tons azulados, e como as ondinas maiores, emitem suas vibrações através de sua luminosidade. A diferença básica entre uma e outra, encontra-se na docilidade e beleza das ninfas, que parecem "voar" levitando sobre as águas em um balé singular.


Ninfas:

Segundo os antigos gregos,todas as ninfas descendem de Geia. Da união de Oceano e Tétis nasceram as Oceânidas, ninfas dos mares; Nereu (o velho do mar) uniu-se a Doris e nasceram as Nereias, também ninfas marítimas; os Rios, unidos a elementos vários, geraram outras ninfas, como as Potâmidas, ninfas dos rios; Náiades, ninfas dos ribeiros e riachos; Crenéias e Pegéias, ninfas das fontes e nascentes; e as Limneidas, ninfas dos lagos e lagoas.

As ninfas da terra propriamente dita são as Napéias, que habitavam vales e selvas; as Oréadas, ninfas das montanhas e colinas; as Dríadas e Hamadríadas, ninfas das árvores em geral e especificamente do carvalho (árvore consagrada a Zeus). Há uma distinção entre Dríadas "carvalho" e Hamadríadas, "ao mesmo tempo". Quer dizer, as Dríadas são Ninfas, cuja vida depende da vida do carvalho e as Hamadríadas são as que "fazem corpo com o carvalho", isto é, estão incorporadas a esta árvore, já nascem com ela.

Em síntese temos os seguintes tipos de Ninfas:

Oceânidas (Ninfas do alto-mar) - Nereidas (ninfas dos mares internos) - Potâmidas (ninfas dos rios) - Náiades (ninfas dos ribeiros e riachos) - Crenéias (Ninfas das Fontes) - Pegéias (ninfas das nascentes) - Limneidas (ninfas dos lagos e lagoas) - Napéias (ninfas dos vales e selvas) - Oréadas(ninfas das montanhas e colinas) - Dríadas (ninfas das árvores e particularmente dos carvalhos) - Hamadríadas (ninfas dos carvalhos) - Melíades (ninfas dos freixos).






Nenhum comentário:

Postar um comentário