quinta-feira, 3 de março de 2011

SOBRE A TEOSOFIA...





Os problemas que enfrenta hoje em dia a humanidade: guerras, superpopulação, preconceitos, exploração, opressão, cobiça e ódio, entre outros, são somente os sintomas de uma enfermidade. Temos que tratar os sintomas, mas para curar a enfermidade, precisamos eliminar sua causa. A causa da enfermidade é a ignorância do princípio de que nós não estamos desconectados, que não somos seres independentes cujo bem-estar particular pode obter-se em detrimento do bem comum. A cura vem através do reconhecimento de que somos unos com todos e com toda a vida no universo.
Apesar das diferenças superficiais, genéticas e culturais que dividem à humanidade, todos somos notavelmente homogêneos física, psicológica, intelectual e espiritualmente. Biologicamente, somos um depósito único de genes humanos, com algumas variações locais menores. Psicologicamente, respondemos à dor e ao prazer da mesma maneira. Intelectualmente, temos a mesma curiosidade por saber o lugar que ocupamos no universo e os mesmos poderes para descobrir a verdade. Espiritualmente, temos uma origem comum e um destino comum.  Participamos da totalidade da existência que se estende desde nosso planeta Terra até os limites mais longínquos do Cosmos, em toda dimensão concebível.  Quando nos dermos conta de nossa conexão integral com todos os seres humanos, com todas as outras formas de vida nos pontos mais longínquos do espaço, então compreenderemos que não podemos fazer mal ou ajudar a outra pessoa, sem prejudicar ou ajudar a nós mesmos. Todos somos UM.
Ao reconhecer estes princípios podemos nos tornar saudáveis de corpo, plenamente capazes em nossas mentes, e saber que somos divinos em espírito. 
·  Essas idéias abstratas têm implicações muito específicas e práticas, como por exemplo, as seguintes:
O mundo em que vivemos é basicamente um bom lugar para utilizá-lo sabiamente, para valorizá-lo e honrá-lo: regozije-se com a vida.
Desenvolvemo-nos como seres humanos, não para renegar do mundo, mas sim para cooperar com a natureza e conservá-la e aperfeiçoá-la: respeitar o meio ambiente e ser ecologicamente responsável.
Somos diferentes expressões da mesma vida, de maneira que algo que acontecer com um dos dois, acontece com ambos –nosso bem-estar está ligado: ao ajudar a seu próximo estará ajudando a si mesmo.
A desarmonia e a maldade são o resultado da ignorância e do egoísmo: viva em harmonia e benevolência, não só para ensinar a outros com suas próprias palavras, mas também com seus próprios atos.

EXTRAIDO DO PORTAL DA LOJA ESOTÉRICA VIRTUAL.
IMAGEM: JOSEPHINE WALL.

Nenhum comentário:

Postar um comentário